quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Nota do Sanatório Geral

É com muita saudade e também com o contentamento de ter participado da história do carnaval de Fortaleza e, sobretudo, da alegria de tantas pessoas que tornamos pública a decisão de não mais botar o Bloco Sanatório Geral na rua. Saímos de boa conosco e, sobretudo, com os brincantes que deram existência ao Bloco. Hoje queremos dizer do desfecho e do que para nós foi o fundamento do Bloco e, cremos, de todos os laços que dele surgiram.

O Sanatório nasceu da convergência espontânea de desejos, dessas que só o não-sabido da vida é capaz de produzir. Somos uma geração cujas infâncias foram tecidas nas festas do interior: dizemos do interior do Nordeste e do interior de cada um de nós. Portanto, os carnavais do Moraes Moreira, as brincadeiras de rua, a infância criativa e as memórias por escrever foram pássaros que pousaram no mesmo fio que nos conduziria ao Sanatório Geral. Somos filhos de um tempo e, portanto, filhos de um fluxo.

Se dizemos isso, é porque os motivos que levaram à revoada dizem respeito principalmente às re-evoluções que se fizeram na vida singular e concreta de cada um de nós. Nesses dez anos, muita gente chegou, muita gente partiu, mães e pais surgiram, casais se desenlaçaram e amores se encontraram. Fizemos também diversas escolhas e aceitamos assim as consequências e efeitos delas. Acertamos muito e erramos muito também. Mas chegou o tempo em que os problemas que sempre acompanharam o fazer do Bloco pesaram demais sobre o coletivo que lhe animou por dez anos e a alegria deixou de ser a prova dos nove.  O que queremos evidenciar neste momento não são os problemas, que já são pra lá de sabidos e divulgados, mas o esgotamento que a renitência e insolubilidade deles impôs ao grupo criador. O Sanatório nunca foi dado a mimimis ou barganhas. Se hoje anunciamos o encerramento do Bloco, é porque de fato se esgotaram todas as nossas possibilidades de fazê-lo com a leveza e a artesania que teciam sua natureza.

Nos despedimos com a voz embargada, com muitos curtas-metragens passando em cada linha desse texto. São sonhos, desejos e vidas que se escreveram e, acreditamos, continuarão se multiplicando e se escrevendo com a tinta fina da liberdade de deixar viver o que cada um é. 

Bloco Carnavalesco Sanatório Geral

27/12/2016

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

AGRADECIMENTOS

O Bloco Carnavalesco Sanatório Geral agradece às foliãs e aos foliões que, por mais um ano, garantiram o bloco na rua em uma festa alegre e bonita no domingo e na terça de carnaval. Em 2016, confirmaram-se dois fatos já supostos pela organização e apoiadores do Bloco: um positivo e outro negativo.  O positivo, pelo que festejamos, foi o aumento dos foliões sem que se perdesse o espírito sanatoriano, que é o das fantasias, das amizades, das cores e dos amores. O ponto negativo, pelo que mais uma vez lamentamos, foi a ineficácia do Poder Público em organizar o trânsito e estacionamento de carros, fazer a limpeza urbana adequada, ordenar os ambulantes e, ainda, em banir o uso de paredões de som durante e após a apresentação do Bloco. Esses fatos são sérias ameaças à existência não só do Sanatório Geral, mas a qualquer iniciativa que queira fazer um carnaval alegre, acessível e urbanisticamente responsável.


Sobre este ponto, comunicamos aos sanatorianos/as que buscamos antecipadamente garantir a intervenção adequada, eficaz e eficiente dos órgãos públicos implicados na infraestrutura da festa, como atestam os ofícios abaixo:

AMC - Protocolo P907517/2015 (22.12.2015)

POLICIA MILITAR - Protocolo 0111028088 (22.12.2015)

EMLURB - Protocolo P910609/2015 (28.12.2015)



 REGIONAL IV - Protocolo P905010/2015 (21.12.2015)

sábado, 6 de fevereiro de 2016

O OUTRO LADO DESSE LADO DE CÁ DE CADA COISA

Depois do primeiro disco, novas canções foram sendo compostas e apresentadas ao Bloco.
Em 2014 reunimos esse repertório, um total de onze músicas, para a gravação.
Ainda no estúdio surgiu a ideia: E se a gente lançasse também em vinil?!
Mais que um devaneio corremos atrás, descobrimos uma das poucas fábricas que ainda fazia isso, contabilizamos os custos e saímos atrás de vendas antecipadas... Deu certo!
Curta, ouça, compartilhe e cante junto.
O CD e o Vinil podem ser adquiridos pelo telefone 9 8756 0239 ou na barraquinha de vendas do bloco no carnaval.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

UMA PEQUENA BIOGRAFIA DO SANATÓRIO GERAL

O Sanatório Geral foi criado em 2006, contemplado por um Edital da Prefeitura de Fortaleza para o pré-carnaval, sendo assim até 2008. Em 2009, fomos desabilitados e perdemos o Edital. Ano de buscar outras alternativas, através de um patrocínio privado para as apresentações do pré-carnaval. Nas duas experiências, tinha algo que nos incomodava – a interferência de quem está patrocinando, seja Prefeitura ou uma Empresa. Desde ter que ceder um espaço na camisa a ter que, de alguma forma, promover o carnaval como obra de uma gestão.

O que balança o Sanatório é a ideia de um carnaval feito pelo brincante, com sua criatividade e espontaneidade, de modo artesanal, seguindo o tempo e o ritmo dado tão somente pelo desejo e pela alegria da vida singular de cada folião. Não o tempo dos editais, não o tempo da mídia, não o tempo raptado pela lógica econômica vigente, mas o tempo imponderável da alegria possível. Pensamos que o patrocínio institucional, seja ele público ou privado, limita e fere essa possibilidade. Sabemos e concordamos que isso não precisa ser uma regra ou um imperativo, mas optamos por esse caminho. 

Então, em 2009, decidimos que o bloco Sanatório Geral sairia no Carnaval. Apostamos também no projeto de sair sem patrocínio, contando e acreditando que isso seria possível com a ajuda do folião. Com a circulação do porquinho do Sanatório, conseguimos recursos para botar o bloco na rua e, ao longo do tempo, a ideia se consolidou. O Sanatório é hoje um Bloco de Carnaval e “patrocinado” exclusivamente pelo folião. 

Em 2010, gravamos o primeiro CD com composições próprias e temas para os nossos bonecos brincantes: Antoim Vicente, Sigmundo Froide e a Lagarta de Fogo. As vendas antecipadas, não só viabilizaram sua gravação, como reforçaram mais ainda a ideia de autonomia do bloco.

Lógico que não foi fácil! Ao longo do ano de 2010, contamos com a ajuda financeira mensal de amigos para chegar em 2011 com um caixa mínimo que desse para arriscar sair dois dias de carnaval. Com o lema: “O folião é quem bota o bloco na rua!”, a campanha ganhou força. Mais uma vez deu certo e assim continuou.

Também foi o folião que agarrou a ideia do Sanatório Geral de estimular o uso das fantasias. Fantasiar-se de alegria com o que tiver em casa, com improviso e muita criatividade. O que vale é a imaginação. Por três anos, o bloco criou um concurso de fantasia para estimular. Mas a ideia pegou e, hoje, o folião não dispensa os adereços para acompanhar e fazer a festa. 

Em 2014, também sem patrocínio fizemos nossa maior “arrumação”: gravar um vinil, o LP O outro lado de cá de cada coisa, com uma tiragem de 300 discos, também disponível em CD.

Ao longo dos anos, o bloco criou novos produtos com valores diversos que possibilitam ao folião contribuir com o que pode. Todo ano, são lançadas camisas e também produzidos outros itens como imãs de geladeira, porta-cerveja, bolsas, bottons, chaveiros e tantos outros adereços.

O Sanatório não é organizado por uma produtora cultural. É artesanal e colaborativo!

Acreditamos mesmo que "loucura é cura pra qualquer normal". Se você gostou, se você gostar, venha, agregue sua doidice e ajude a proposta do Sanatório a re-existir por mais tempo. Sua maior contribuição é ser o que você quiser, mesmo que não saiba bem o quê, e respeitar as fronteiras de cada um. 

Obrigado a quem tem aí sua parcela de contribuição nessa história e para quem vem chegando - seja bem-vindo!

Estamos esperando todos vocês no domingo e terça de Carnaval. A folia começa às 9 horas e vai até as 13 horas. Não esqueça a fantasia e a alegria!!!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

VEM PRO SANATÓRIO NAS MANHÃS DE DOMINGO E TERÇA, NA GENTILÂNDIA

Com a força e alegria dos foliões, o Bloco Sanatório Geral mais uma vez faz a festa pela Gentilândia, domingo e terça de carnaval.
Neste ano, o que muda é que a folia, nos dois dias, será de 9h às 13h. Brincaremos em horário ainda mais agradável, com muito entusiasmo e a criatividade de cada um. Traga sua merenda e deixe a fantasia engomada para não se atrasar...
O som começa às 9h na praça. Venha mais cedo para a chegada da Lagarta de Fogo e dos bonecos. Esse ano com mais novidades (tem surpresa sim!). Às 10h30 começamos nosso passeio pelas ruas da Gentilândia. Depois, retornamos à praça e continuamos a festa até às 13h. Então até o carnaval. Tá chegando... 

sábado, 30 de janeiro de 2016

COMO COLABORAR

Fazer um bloco independente e colaborativo não é fácil, mas ano a ano tem sido cada vez mais massa o número de pessoas que se mobiliza nas vendas das criações e que tem permitido que esse bloco aconteça. O Sanatório é Geral!!

A verdade é que a colaboração vai além das vendas e é disso que a gente quer falar. É da Lúcia que abre a porta do seu bar pra dar suporte à folia; da Eliane que guarda os adereços do bloco em todos os cantos da sua casa; dos moradores do entorno da Praça da Gentilândia que autorizam, mediante abaixo-assinado, a realização do bloco; do folião que capricha na fantasia para deixar o bloco mais bonito... ihiii, se for falar de todo mundo que ajuda não vai caber nesse blog.

Bom, mas vamos falar como você pode colaborar nos dias do bloco, domingo e terça (sim, tá quase...). É mais pra dar uns toques sobre a dinâmica do bloco e outras coisas que de repente a pessoa tava a fim de ajudar e não sabia:

- Montagens: Como o bloco começa cedo, os trabalhos de montagem se iniciam no sábado e na segunda no final da tarde (16h) já estaremos lá na Praça e ficaremos até a noite. Nessa hora é sempre bem vindo mais um par de mãos para montar a decoração e organizar o espaço. O tablado, toldo, banheiros, som chegam nessa hora e quanto mais gente ajudando melhor. O trabalho é deixar tudo pronto no dia anterior para começarmos cedo.

- Ambulantes: Três horas antes do bloco começar já estaremos na Praça para organizar o espaço com os ambulantes. Tipo: espetinho é perigoso ficar onde os bonecos transitam; não pode montar mesas próximas ao palco, o meio da praça deve ficar livre para os brincantes e melhor dinâmica na circulação dos bonecos, principalmente a Lagarta. O espaço é público e a venda é livre! No final essa organização é boa pra todos – pra quem vende e pra quem brinca.

- Galera do Isopor: Pessoal que traz seu isoporzinho tente ficar mais pelas laterais, principalmente na hora que a Lagarta entra e na saída do bloco, para evitar que se crie obstáculos e alguém possa acabar tropeçando.

- Ajude na limpeza: Nossa ideia é que todo ambulante receba um saco de lixo generoso. Então, vai comprar é lá que você vai encontrar onde colocar o lixo.

- Onde estacionar:  Isso tem sido um problema! O que acontece: os carros estacionados no percurso do bloco prejudicam a circulação da banda e dos brincantes. Daí a gente pede: pegue um ônibus, um táxi, vá de bicicleta ou a pé. Se não der mesmo, por favor, evite estacionar no percurso (principalmente na Paulino Nogueira). Veja o mapa!!




- Voluntários da Lagarta: Fique atento para o chamado! Para a Lagarta sair só precisa de oito criaturas dispostas. No final você vai ver que é massa!

Espuminha...: Sei que é chato pedir isso, mas ninguém tem o direito de sujar ninguém. Tem gente que tem alergia, outras se empenharam para produzir uma fantasia e vem a espuminha e mancha... Bom, tem criança que gosta de brincar disso e tal... beleza! Aí a gente sugere fazer essa brincadeira na quadra. 

- As outras coisas todo mundo já sabe: não compre garrafa de vidro, não faça xixi na rua, não estacione na ciclofaixa etc...

- Estamos na reta final das arrecadações. Colabore! No Sanatório o folião é quem bota o bloco na rua!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

SEI LÁ O QUE A GENTE É...

Em 2010 o Bloco Sanatório Geral lançou seu primeiro disco - "Sei lá o que a gente é..." 
Ao todo 13 canções autorais feitas para o bloco. Um trabalho feito por muitas mãos e com a ajuda de uma ruma de gente.
O CD é vendido como souvenir e tem ajudado no custeio do bloco.

Enquanto vamos nos organizando para anunciar a boa notícia, disponibilizamos para audição e curtição. 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O APURADO E OS CUSTOS

Temos divulgado semanalmente a Prestação de Contas e por enquanto o que temos é um dia de carnaval garantido e vamos correndo atrás... 
Para dar um número mais fácil de entender, vendemos cerca de 450 camisas e temos que vender mais 300, que junto com os outros produtos fecharia a conta. 

Para quem gosta de gráfico, veja aí como está nossa peleja. 


Por isso não deixe de contribuir! Para adquirir as criações do bloco ligue ou mande um whatsapp para 9 8756.0239

Os custos totais do Bloco para os dois dias de apresentação ficam em torno de R$ 15.500,00. Para entender melhor os custos:

Banda da Concentração – A banda que se apresenta na concentração é composta por 07 músicos, sendo 04 metais, 01 Baterista, 01 Guitarrista, 01 Baixista. Onde pagamos R$ 230,00 para cada um. Aqueles que acompanham a banda no desfile recebem um adicional de R$ 50,00. Custo de cada dia: R$ 1.610,00.

Banda de Rua – A banda de rua é composta por 15 músicos, onde pagamos R$ 100,00 para cada, juntando-se com músicos do palco são 20 músicos na rua durante o desfile de aproximadamente 1h30min pelas ruas do bairro. Custo de cada dia: R$ 1.750,00.

Som e Palco da Concentração – No local da concentração é montado um tablado de aproximadamente 20m2 (R$ 200,00); uma tenda de 5,00m x 5,00m (R$ 175,00) e um equipamento de som completo (R$ 1.700,00). Custo de cada dia: R$ 2.075,00.

Banheiros Químicos – O bloco faz a locação de 09 banheiros químicos convencionais e 01 banheiro para deficiente. Cada banheiro custa R$ 60,00 por dia, incluindo transporte e limpeza. Custo de cada dia: R$ 600,00.

Pessoal de Apoio – Ao todo 10 pessoas que ajudam na organização do bloco, principalmente limpeza, montagem, condução dos bonecos, banca de vendas, etc.. Pagamos em média R$ 50,00 para cada um. Boa parte deles são da Associação de Catadores da Maravilha que complementam sua remuneração com a coleta de lixo reciclável. Custo de cada dia: R$ 500,00.

Custos Fixos – Independente dos dias de apresentação o bloco tem outros gastos, como aluguel de sala para ensaios (R$ 300,00), Aluguel de máquina de cartão (R$ 250,00), Confecção de um novo boneco (R$ 800,), Nova decoração (R$ 200,00), despesas diversas, como caixa de energia Coelce, alimentação do pessoal, sacos, vassouras, etc.. (R$ 500,00). Custo de cada dia: R$ 2.050,00.


Outros trabalhos não remunerados – Organização do evento, cantores do palco, voluntários da lagarta, voluntários das montagens, criações visuais de camisas e decoração, voluntários das vendas, etc...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

PRA BOTAR O BLOCO NA RUA

Pode ajeitar a fantasia!! Vai ter Sanatório no carnaval e esse ano caindo da cama pra folia começar mais cedo. Enquanto a gente vai se ajeitando para anunciar essa arrumação, seguimos atrás do apurado que vai garantir os dois dias de bloco.
No balanço do lançamento já foi possível garantir o domingo, graças ao folião que chegou junto, aguentou a chuva e outros perrengues, sacudindo a Arena Lulu, nosso Bar da Lúcia, dando a força que precisava pra botar o bloco na rua.
É da venda das criações que o bloco paga seus custos de som, banheiros químicos, músicos, pessoal de limpeza e outras tantas coisas que faltam não se acabar.
Pra você que ainda não viu, a camisa 2016 vem com três estampas diferentes (Froide, Conselheiro e Lagarta de Fogo) e tem ainda bolsas descoladas, porta-documento, isoporzinho, discos e outras lembranças do bloco.
Pedidos e encomendas pelo telefone ou whatsapp (9 8756.0239).

Divulgue blog do bloco, acompanhe as prestações de contas e até o carnaval é por aqui que a gente vai se falando.




segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

PRESTAÇÃO DE CONTAS (Atualizada 26.01.2016)


Neste post vamos atualizar semanalmente a Prestação de Contas do Bloco. Vejam como foram as Receitas e Despesas de 2015 para entender um pouco mais do que precisa ser arrecadado.




A estimativa é que precisamos chegar com um saldo de R$ 15.000,00 para os dois dias de carnaval. Hoje estamos como R$ 6.147,09.

Veja como foi o apurado do Lançamento das Camisas na Prestação Atualizada de Hoje 18.01.2016:



Veja como foi o apurado do Lançamento das Camisas na Prestação Atualizada de hoje 26.01.2016: