segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

AGRADECIMENTOS

O Bloco Carnavalesco Sanatório Geral agradece às foliãs e aos foliões que, por mais um ano, garantiram o bloco na rua em uma festa alegre e bonita no domingo e na terça de carnaval. Em 2016, confirmaram-se dois fatos já supostos pela organização e apoiadores do Bloco: um positivo e outro negativo.  O positivo, pelo que festejamos, foi o aumento dos foliões sem que se perdesse o espírito sanatoriano, que é o das fantasias, das amizades, das cores e dos amores. O ponto negativo, pelo que mais uma vez lamentamos, foi a ineficácia do Poder Público em organizar o trânsito e estacionamento de carros, fazer a limpeza urbana adequada, ordenar os ambulantes e, ainda, em banir o uso de paredões de som durante e após a apresentação do Bloco. Esses fatos são sérias ameaças à existência não só do Sanatório Geral, mas a qualquer iniciativa que queira fazer um carnaval alegre, acessível e urbanisticamente responsável.


Sobre este ponto, comunicamos aos sanatorianos/as que buscamos antecipadamente garantir a intervenção adequada, eficaz e eficiente dos órgãos públicos implicados na infraestrutura da festa, como atestam os ofícios abaixo:

AMC - Protocolo P907517/2015 (22.12.2015)

POLICIA MILITAR - Protocolo 0111028088 (22.12.2015)

EMLURB - Protocolo P910609/2015 (28.12.2015)



 REGIONAL IV - Protocolo P905010/2015 (21.12.2015)

sábado, 6 de fevereiro de 2016

O OUTRO LADO DESSE LADO DE CÁ DE CADA COISA

Depois do primeiro disco, novas canções foram sendo compostas e apresentadas ao Bloco.
Em 2014 reunimos esse repertório, um total de onze músicas, para a gravação.
Ainda no estúdio surgiu a ideia: E se a gente lançasse também em vinil?!
Mais que um devaneio corremos atrás, descobrimos uma das poucas fábricas que ainda fazia isso, contabilizamos os custos e saímos atrás de vendas antecipadas... Deu certo!
Curta, ouça, compartilhe e cante junto.
O CD e o Vinil podem ser adquiridos pelo telefone 9 8756 0239 ou na barraquinha de vendas do bloco no carnaval.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

UMA PEQUENA BIOGRAFIA DO SANATÓRIO GERAL

O Sanatório Geral foi criado em 2006, contemplado por um Edital da Prefeitura de Fortaleza para o pré-carnaval, sendo assim até 2008. Em 2009, fomos desabilitados e perdemos o Edital. Ano de buscar outras alternativas, através de um patrocínio privado para as apresentações do pré-carnaval. Nas duas experiências, tinha algo que nos incomodava – a interferência de quem está patrocinando, seja Prefeitura ou uma Empresa. Desde ter que ceder um espaço na camisa a ter que, de alguma forma, promover o carnaval como obra de uma gestão.

O que balança o Sanatório é a ideia de um carnaval feito pelo brincante, com sua criatividade e espontaneidade, de modo artesanal, seguindo o tempo e o ritmo dado tão somente pelo desejo e pela alegria da vida singular de cada folião. Não o tempo dos editais, não o tempo da mídia, não o tempo raptado pela lógica econômica vigente, mas o tempo imponderável da alegria possível. Pensamos que o patrocínio institucional, seja ele público ou privado, limita e fere essa possibilidade. Sabemos e concordamos que isso não precisa ser uma regra ou um imperativo, mas optamos por esse caminho. 

Então, em 2009, decidimos que o bloco Sanatório Geral sairia no Carnaval. Apostamos também no projeto de sair sem patrocínio, contando e acreditando que isso seria possível com a ajuda do folião. Com a circulação do porquinho do Sanatório, conseguimos recursos para botar o bloco na rua e, ao longo do tempo, a ideia se consolidou. O Sanatório é hoje um Bloco de Carnaval e “patrocinado” exclusivamente pelo folião. 

Em 2010, gravamos o primeiro CD com composições próprias e temas para os nossos bonecos brincantes: Antoim Vicente, Sigmundo Froide e a Lagarta de Fogo. As vendas antecipadas, não só viabilizaram sua gravação, como reforçaram mais ainda a ideia de autonomia do bloco.

Lógico que não foi fácil! Ao longo do ano de 2010, contamos com a ajuda financeira mensal de amigos para chegar em 2011 com um caixa mínimo que desse para arriscar sair dois dias de carnaval. Com o lema: “O folião é quem bota o bloco na rua!”, a campanha ganhou força. Mais uma vez deu certo e assim continuou.

Também foi o folião que agarrou a ideia do Sanatório Geral de estimular o uso das fantasias. Fantasiar-se de alegria com o que tiver em casa, com improviso e muita criatividade. O que vale é a imaginação. Por três anos, o bloco criou um concurso de fantasia para estimular. Mas a ideia pegou e, hoje, o folião não dispensa os adereços para acompanhar e fazer a festa. 

Em 2014, também sem patrocínio fizemos nossa maior “arrumação”: gravar um vinil, o LP O outro lado de cá de cada coisa, com uma tiragem de 300 discos, também disponível em CD.

Ao longo dos anos, o bloco criou novos produtos com valores diversos que possibilitam ao folião contribuir com o que pode. Todo ano, são lançadas camisas e também produzidos outros itens como imãs de geladeira, porta-cerveja, bolsas, bottons, chaveiros e tantos outros adereços.

O Sanatório não é organizado por uma produtora cultural. É artesanal e colaborativo!

Acreditamos mesmo que "loucura é cura pra qualquer normal". Se você gostou, se você gostar, venha, agregue sua doidice e ajude a proposta do Sanatório a re-existir por mais tempo. Sua maior contribuição é ser o que você quiser, mesmo que não saiba bem o quê, e respeitar as fronteiras de cada um. 

Obrigado a quem tem aí sua parcela de contribuição nessa história e para quem vem chegando - seja bem-vindo!

Estamos esperando todos vocês no domingo e terça de Carnaval. A folia começa às 9 horas e vai até as 13 horas. Não esqueça a fantasia e a alegria!!!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

VEM PRO SANATÓRIO NAS MANHÃS DE DOMINGO E TERÇA, NA GENTILÂNDIA

Com a força e alegria dos foliões, o Bloco Sanatório Geral mais uma vez faz a festa pela Gentilândia, domingo e terça de carnaval.
Neste ano, o que muda é que a folia, nos dois dias, será de 9h às 13h. Brincaremos em horário ainda mais agradável, com muito entusiasmo e a criatividade de cada um. Traga sua merenda e deixe a fantasia engomada para não se atrasar...
O som começa às 9h na praça. Venha mais cedo para a chegada da Lagarta de Fogo e dos bonecos. Esse ano com mais novidades (tem surpresa sim!). Às 10h30 começamos nosso passeio pelas ruas da Gentilândia. Depois, retornamos à praça e continuamos a festa até às 13h. Então até o carnaval. Tá chegando...